Não bastasse o enfrentamento a pandemia provocada pela Covid-19, o Brasil tem assistido, nas últimas semanas, uma série de episódios que irão marcar a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Em uma semana, dois de seus principais ministros (Luiz Henrique Mandetta, na Saúde, e Sergio Moro, na Justiça e Segurança Pública) deixaram seus cargos em meio a rusgas com o presidente. E isso, obviamente, não é nada auspicioso para o futuro do país.
Se no caso de Mandetta as trocas de farpas entre ele e o presidente indicavam um racha cada vez maior e que a troca era questão de tempo, a saída de Sergio Moro do governo pegou muita gente de surpresa e até dividiu as opiniões dos apoiadores de Bolsonaro. Parte deles mostrou decepção com o presidente, enquanto o outro lado criticou a decisão do ex-juiz federal.
No entanto, o que mais impactou foram as acusações feitas pelo ex-ministro de que o presidente estaria tentando interferir politicamente na Polícia Federal, pressionando pela demissão do então diretor-geral do órgão, Maurício Valeixo, indicação de Moro. Valeixo também deixou sua posição. Como não poderia deixar de ser, o presidente respondeu as acusações. Porém, não dá para apagar a imagem ruim que toda essa situação deixou e todas as consequências que serão oriundas destes movimentos.
Nesta quarta-feira, por exemplo, o advogado André Mendonça foi apresentado como o novo ministro de Justiça e Segurança Pública. Porém, o presidente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, que seria indicado como novo diretor-geral da PF, não assumirá o cargo após desistência do próprio presidente em nomeá-lo. Antes, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, já havia cancelado a nomeação.
Em meio a uma crise de saúde pública mundial, o país parece rumar também para uma crise política que pode atrapalhar ainda mais o já conturbado momento que vivemos.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
GCM de Mauá captura foragido da Justiça por furto durante patrulhamento preventivo
Idosos, pessoas com deficiência e autistas devem se cadastrar na Zona Azul de Mauá
Grande ABC tem saldo positivo na geração de empregos pelo 5º mês seguido
Economia brasileira gera mais de 148 mil empregos formais em maio, segundo Ministério do ...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...